Como Escolher o Curso Superior Ideal

09:00:00


Terminado o Ensino Secundário, é hora de começar a pensar no futuro. Por esta altura do ano, são milhares os alunos que, ansiosamente, pensam em concorrer à universidade mas instala-se a grande dúvida: Qual será o curso superior ideal para cada um de nós? 
Esta não é, de modo nenhum, uma decisão a ser tomada de ânimo leve. Quer queiramos, quer não, essa escolha vai influenciar todas as oportunidades que poderão ou não surgir futuramente. Por isso mesmo, antes do veredito final, é necessário que tenhas em consideração certos aspetos.





1. Média do Secundário.
Este é, muito provavelmente, um dos fatores mais importantes e aquele sob o qual deves ter mais atenção. Com certeza que, ao longo destes três anos, foram várias as vezes em que calculaste a tua média mas é hora de o fazer de forma definitiva. Assim, saberás quais os cursos em que tens alguma hipótese de entrar.


2. Identifica a tua área de interesse.
Calculada a média, é hora de começar a excluir, por completo, os cursos que não te interessam minimamente e colocares em hipótese apenas aqueles que realmente gostas. 


3. Identifica as tuas qualidades.
Infelizmente, a nossa área de interesse e aquilo para o qual temos mais vocação nem sempre andam de mãos dadas. Obviamente que, se quiseres realmente algo, deves concentrar-te nessa decisão e fazer de tudo para que consigas levá-la até ao fim mas é sempre importante estarmos cientes das nossas qualidades e para o que é que temos mais aptidão.


4. Faz testes vocacionais.
Se mesmo depois de analisares os pontos anteriores não te sentes confiante para tomar uma decisão, aconselho-te a fazeres um teste vocacional. Tenho a certeza que este já não é um conceito estranho para ti. Provavelmente, na transição do 9º para o 10º ano tiveste de fazer algo idêntico.


5. Informa-te sobre as saídas profissionais.
É importante que sigas os teus interesses mas também deves ter alguma consideração quanto às saídas profissionais de cada curso e as oportunidades que podem surgir através de cada um. Verifica também a empregabilidade dessa área no nosso país.


6. Pede conselhos a pessoais mais experientes.
Para teres uma maior noção daquilo que podes esperar de determinado curso, não há melhor opção do que abordar um estudante universitário ou um profissional que trabalhe nessa mesma área. 


7. Mantém-te fiel à tua opinião.
Ao longo deste processo de escolha, vão ser muitas as pessoas que, mesmo inconscientemente, vão tentar influenciar a tua decisão. Lembra-te que o mais importante é que tu te sintas motivado a seguir determinada área e não o que outra pessoa pensa. Afinal, trata-se do teu próprio futuro.


8. Provas de Ingresso.
Por esta altura, já deves ter uma ideia mais clara daquilo que pretendes ou não fazer. É hora de começares a procurar por faculdades que ofereçam esses cursos e certifica-te que tens as provas de ingresso necessárias para te candidatares às mesmas.


9. Vê os planos de estudo de cada curso.
Se estiveres na dúvida entre um determinado número de cursos, aconselho-te a pesquisar quais são os planos de estudo de cada um. Isto vai ajudar-te a tirar algumas opções da lista. Desta forma, podes escolher qual é o plano mais completo para ti e aquele que te oferece mais vantagens.


10. Propinas.
O preço a pagar para estudares na universidade varia de instituição para instituição. Juntamente com os teus pais, se forem estes que te irão financiar, procura a opção mais indicada e que vá de acordo com aquilo que pretendes gastar.


11. Ficar na tua cidade ou mudar para outra.
Infelizmente, as médias de entrada na faculdade não são iguais em todos os locais e podem variar completamente de região para região. Verifica quais são as tuas possibilidades de entrada e onde as mesmas se localizam. No caso de poderes ir viver para outra cidade, começa a tratar de aspetos como, por exemplo, a escolha da casa.



You Might Also Like

5 comentários

  1. Tens aqui excelentes dicas! Se estivesse hoje a escolher provavelmente teria mais atenção com alguns destes pontos eheh. De certeza que vai ajudar muita gente! <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ReplyDelete
  2. Que ótimas dicas! Eu já subscrevi a minha candidatura e, por acaso, tive em atenção todos os pontos :3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ReplyDelete
  3. Também já passei por isso... Todos os pontos que falaste são importantes! Acho que este post vai ajudar muitas pessoas indecisas... ahah :b

    Com amor,
    sara

    priceless-ambition.blogspot.pt

    ReplyDelete
  4. Super dicas!

    https://quase-italiana.blogspot.pt/

    ReplyDelete